Património
da Região
O Alentejo tem um vasto e rico património material e imaterial. Évora, com o seu património cultural, histórico e artístico é desde 1986 Património Mundial da Unesco. Monumentos, igrejas, cultura, artesanato, o cante, cidades e vilas fazem parte da identidade do Alentejo que oferece neste campo uma riqueza incomensurável.

Templo de Diana
ÉvoraÉ um dos maiores templos romanos da península ibérica. Construída em estilo coríntio no início do século I d.C., situa-se no centro histórico, mais precisamente no Largo Conde de Vila Flor, perto da Catedral de Évora, da Biblioteca de Évora, do Fórum Eugénio de Almeida, do Museu de Évora e da Pousada Convento de Évora. É parte integrante do conjunto do Centro Histórico de Évora Património Mundial UNESCO

Muralhas da Cidade
ÉvoraClassificadas como monumento nacional desde 1922. Foram mandadas construir no século XIV, por D. Afonso IV e, foram sendo erguidas ao longo dos séculos. Delimitam o centro histórico da cidade de Évora. A cerca é constituída pelas torres e panos de muralha que marcam os limites da cidade medieval. São parte integrante do conjunto do Centro Histórico de Évora Património Mundial UNESCO.

Claustros da Sé
ÉvoraA Sé de Évora é a maior catedral medieval da Europa.Embora sendo conhecida por Sé ou Catedral de Évora, o seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção. O início da sua construção data de 1186, tendo sido finalizada em 1250.Estando construída em granito, é marcada pela transição do estilo românico para o estilo gótico.

Centro da cidade
ÉvoraO centro histórico de Évora, formado no período da era romana, situa-se no interior das muralhas de Évora. A estrutura viária da cidade encontra a sua base nos modelos do urbanismo medieval apresentando vias irregulares. A forma urbana de Évora define-se numa figura irregular, de secção rombóide.

Praça do Giraldo
ÉvoraA Praça do Geraldo assim designada em homenagem a Geraldo Geraldes, por ter conquistado Évora aos mouros em 1167. No brasão de Évora é possível ver Geraldo Geraldes com a espada em punho, a cavalo, e a seus pés as cabeças do mouro e a sua filha que residiam no castelo que o guerreiro atacou quando se apoderou das chaves da cidade. É considerado o centro público da cidade.

Aqueduto das Amoreiras
ElvasConsiderado o maior aqueduto da Península Ibérica, tem 8,5 quilómetros de extensão, incluindo 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura.Liga o local da Amoreira à cidade de Elvas.Foi classificado como Monumento Nacional desde 1910 e, considerado Património Mundial da Unesco desde 2012.

Santuário de Nossa Senhora de Aires
Viana do AlentejoConstruído em estilo barroco foi entre 1743 e 1804, no local onde existia uma anterior ermida quinhentista, este santuário inlui igualmente, a fonte de Nossa Senhora d’Aires, situada no Terreiro dos Peregrinos e casas de romeiros.É venerada, a imagem em pedra de Ançã da antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade.

Palácio Ducal
Vila ViçosaA sua construção data de 1501 por ordem do quarto duque de Bragança, D. Jaime, mas a sua tendo-se prolongado até os séculos XVI e XVII. Tem 110 metros de comprimento de fachada, revestidos a mármpre que proveio da região.

Castelo
Santiago do CacémAs suas origens remontam ao período islâmico. Em 1217, D. Afonso II mandou construir um castelo que doou à Ordem de Santiago. No interior da muralha existem vestígios da alcáçova, de um poço cisterna e de outras construções.

Castelo
EvoramonteÉ composto por três pisos nobres, no pavilhão central que, inclui salas com abóbadas de estilo gótico.Fundado por motivos militares no alto da Serra d’Ossa, permite a partir do terraço, apreciar a área envolvente num panorama de 360º.

Castelo
MarvãoSituado no alto da Serra de S. Mamede, o Castelo de Marvão, envolve nos seus muros a vila medieval de Marvão. As muralhas estão reforçadas por torres.

Castelo
AlvitoO Castelo de Alvito transformado em pousada, fica localizado na vila de Alvito. Foi ordenado construir no reinado de D. João II para os Barões de Alvito, sendo a sua conclusão datada dos princípios do século XVI. É referenciado pela sua combinação de estilos, com vários elementos góticos e manuelinos, e de inspiração islâmica.

Museu Arqueológico
SinesInaugurado no ano de 2008, evoca a história de Sines e do navegador Vasco da Gama. Situa-se num ponto da cidade de Sines, com vista sobre o porto, a lota e a praia Vasco da Gama. Destacam-se, o "Tesouro do Gaio" (século VII a.C.) e as pedras gravadas da Basílica Visigótica (século VII d.C.).

Museu Botânico
BejaSituado na Escola Superior Agrária de Beja é um espaço que ilustra a ligação estabelecida desde os primórdios entre o Homen e a Natureza.É possível observar objetos criados a partir de matérias primas vegetais, entre outros artefactos que ilustram este conhecimento relacionado com a Botânica.

Museu Arqueologico e Etnográfico
BarrancosConstruído a aprtir de uma antiga casa senhorial, expões utensílios e artefactos que vão desde o Paleolítico ao século XVIII/XIX. É igualmente possível observar mobiliário e os instrumentos utilizados pelos médicos municipais que exerceram em Barrancos; assim como exposições temáticas e de caráter temporário, onde é exposto o valioso espólio etnográfico relativo às tradições e do património sociocultural de Barrancos.

Museu da Ruralidade
Castro VerdeO Museu da Ruralidade, permite o divide-se em três áreas expositivas: a zona de exposições temporárias onde estão patentes algumas alfaias agrícolas e objectos representativos da ruralidade campaniça; a zona de exposições semi-permanentes onde se poderá visitar uma oficina do ferreiro, o espólio do último abegão de Castro Verde e algumas miniaturas de alfaias agrícolas e uma área particularmente vocacionada à oralidade [Núcleo da Oralidade], tendo como pano de fundo a Feira de Castro e a viola campaniça enquanto manifestações singulares do património imaterial desta região.

Museu do Contrabando
MértolaO Museu do Contrabando de Mértola tem como objetivo perpetuar a memória da atividade do contrabando que se passou nesta região raiana entre Portugal e Espanha. Está instalado no antigo posto da Guarda Fiscal de Santana de Cambas, e funciona como local de registo e evocação das memórias das gentes que fizeram passagem por estas terras devido ao contrabando.

Museu dos Insetos
CubaO Museu de Insetos Sociais é local dedicado a insetos como formigas, térmitas, abelhas e vespas, onde é possível ver através de expositores as colónias a hibernar, as rainhas a porem ovos, as larvas a efetuarem as mudas e a tecerem os casulos. Este museu visa a educação ecológica, de forma a mostrar ao público o papel regulador de cada um destes insetos nos ecossistemas onde vivem.

Museu Municipal
Ferreira do AlentejoO Museu Municipal de Ferreira do Alentejo é um museu que integra o Arquivo Municipal, o pólo de Arte Sacra, a Ermida de São Sebastião e a Estação Arqueológica no Monte da Chaminé.Fica situado na Casa Agrícola Jorge Ribeiro de Sousa, propriedade do herdeiro dos Condes de Avilez e Boa Vista e da Morgada da Apariça.

Museu de Arte Sacra
MouraEncontra-se instalado, na igreja de São Pedro. Tem como objetivo de dinamizar e preservar o património cultural religioso do concelho de Moura. Exibe peças de carácter devocional e litúrgico, numa epítome designada por “Visões do Invisível – Arte Sacra na Diocese de Beja”.

Museu Etnográfico
AljustrelO Museu Municipal de Aljustrel inclui numa das suas coleções a Etnografia,que mostra a vida no mundo rural através da exposição das alfaias agrícolas para trabalho da terra, de apicultura, de moagem, de armazenagem e tratamento de cereais e de materiais ligados à produção de vinho e azeite.

Museu da Escrita do Sudoeste
AlmodóvarMuseu da Escrita do Sudoeste, mostra a forma como os povos que habitavam a região há mais de 2500 anos utlizavam para comunicar. É possível compreender a evolução da grafia e do conhecimento escrito, através da exposição apresentada na sua forma didática, funcional e estética.

Museu do Relógio
SerpaColecção privada que, teve a sua origem numa herança de três relógios de bolso avariados. O seu fundador, António Tavares d’Almeida foi o principal dinamizador do museu. A continuidade do seu legado ficou a cargo do seu filho, Eugénio Tavares d’Almeida, que partilhava desde muito cedo a mesma paixão pelo coleccionismo de relógios mecânicos.

Catedral de Beja
BejaFoi manda construir em 1590, pelo arcebispo D. Teotónio de Bragança.Segue a tipologia maneirista, que se encontra aplicada noutros monumentos do Alentejo. No interior, destacam-se o retábulo da capela-mor em talha dourada, os retábulos policromados das capelas laterais e a pintura do altar de São José.

Igreja de S. Francisco
ÉvoraFoi manda construir em 1590, pelo arcebispo D. Teotónio de Bragança.Segue a tipologia maneirista, que se encontra aplicada noutros monumentos do Alentejo. No interior, destacam-se o retábulo da capela-mor em talha dourada, os retábulos policromados das capelas laterais e a pintura do altar de São José.

Capela dos Ossos
ÉvoraFoi mandada construir no século XVII por três monges franciscanos que acreditavam na transitoriedade da vida, espírito vigente na época, como o demonstra o texto de uma placa à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

Judiaria
Castelo de VideA judiaria está situada na encosta virada para a nascente e, colada ao conjunto medieval da vila.É composta pela sinagoga e pelas ruas estreitas que conduzem à sinagoga que mostram o que resta da herança judaica na vila.Aqui, viviam os judeus convertidos designados por cristãos-novos.

Circuito Arqueológico
OuriqueCircuito que apresenta quinze sítios com a presença de monumentos megalíticos , povoado calcolítico, necrópoles da Idade do Bronze, povoados da Idade do Ferro, necrópoles e monumentos funerários da Idade do Ferro, e povoados fortificado islâmico e medieval cristão.

Sítio Arqueológico de São Cucufate
VidigueiraConjunto de ruínas de uma villa romana, constituída por uma mansão, termas, um templo e uma zona de produção agrícola. É considerada a maior villa é provavelmente em Portugal, integrada na tipologia de uma villa áulica.
Parque
Natural do Sudoeste Alentejano
Abrange um área total de quase noventa mil hectares dos quais quase sessenta mil sendo área terrestre e marítima de quase dezoito mil hectares. Apresenta uma grande diversidade de habitats costeiros que incluem praias, falésias, ilhotas e rochedos. A área protegida estende-se de S. Torpes em Sines até ao Burgau em Vila do Bispo. Ao longo do parque é possível observar várias espécies botânicas raras em que doze não existem em mais nenhum lugar no mundo. A Rota Vicentina ligada ao Parque do Sudoeste Alentejano, é constituída por um conjunto de 28 percursos. Da Rota Vicentina salienta-se o Caminho Histórico, que vai desde Santiago do Cacém e termina no Cabo de São Vicente; o Trilho dos Pescadores que, é um caminho que se estende junto ao mar desde São Torpes até Lagos e os Percursos Circulares dos quais se destacam os seguintes: Santiago Histórico (9 km); Praia do Sissal (4,5 km); Arrozais de Campilhas (8 km); Cercal do Alentejo (7,5 km); Charcos Mediterrânicos (6 km); Hortas de São Luís (3,5 km); Senhora das Neves (5 km); São Martinho das Amoreiras (8 km); Charneca de São Teotónio (8,5 km); Amoreira (7 km); Endiabrada e os Lagos Escondidos (7 km) e Vilarinha (5 km).
Lendas
Herança cultural
As lendas com os seus encantos, resultantes da mistura com a realidade fazem parte das tradições do Alentejo.Transmitidas de geração em geração, contadas de boca em boca, trazem consigo uma carga de fantasia envolta em dúvidas e em medos, que acompanham a herança cultural do Alentejo. A lenda da Moura Salúquia está ligada ao nome dado à cidade de Moura. Reza a lenda que naquele lugar vivia uma princesa moura filha do alcaide da vila, de seu nome Salúquia. Nas noites de verão, a princesa cantava, encantando todos os que a ouviam à sua volta. Preso pela paixão que, um jovem cristão começou a nutrir pela bela princesa, tentou chegar à fala com a filha do Alcaide. Enfrentando todos os perigos, o jovem disfarçou-se de mouro para tentar aproximar-se da bela moura. Conseguiu entrar no castelo onde Salúquia vivia e encontrou-a nos jardins. Mas a princesa estava noiva de um guerreiro mouro, casamento arranjado pelo seu pai, o alcaide, tendo repudiado o jovem apaixonado. Entretanto corria pela aldeia a notícia de que o temido guerreiro mouro prometido de Salúquia a viria buscar. No entanto este não seria mais do que o jovem cristão disfarçado de mouro que juntamente com outros guerreiros cristão se dispunham a atacar o castelo e levar a princesa, disfarçados de mouros. A Princesa que entretanto ficara encatada pelas palavras do jovem cristão, ao julgar que seria o noivo prometido pelo pai, salta da torre para fugir à sua sorte. Diz a lenda que uma pedra branca que Salúquia dera ao cristão logo se desfez em sangue.
Sabores
do Alentejo
Comer, beber e petiscar faz parte de uma forma de viver, receber, festejar e conviver da região. Do Alentejo será irresistível ao turista a tentação de levar a mala cheio de produtos gastronómicos da região.Os vinhos, os licores de pouliot ou medronho, o azeite, as azeitonas de escabeche, os queijos, os enchidos, o presunto, o mel, as compotas, os pastéis, os biscoitos, as ameixas de Elvas, as castanhas de Marvão, todas estas iguarias se podem encontrar no Alentejo.Rica em aromas e sabores, a cozinha alentejana está intimamente ligada aos produtos do campoque fornece essencialmente o pão, o azeite e as ervas aromáticas.O pão alentejano faz parte da ementa de qualquer mesa da região Nos mercados, festivais, feiras e feiras gastronómicas, bem como nos mercados e lojas de produtos tradicionais gourmet também é fácil encontrar algo para petiscar ou levar como recordação.
-
Gaspacho
O mar e a terra à mesaO gaspacho à alentejana é um dos pratos típicos da região. Sendo um prato típico do sul de Portugal, é especialmente consumido no Alentejo, onde as temperaturas no Verão atingem valores muito elevados. É apresentado como um prato refrescante, aromático, nutritivo e pouco calórico.
Tem os seguintes ingredientes: orégãos, pepino, pimento verde, azeite, vinagre, alho, tomates, pão (de véspera), água, sal e pimenta.
-
Açorda
A diversidade na sopaEsta sopa tem origem árabe, remontando ao período no qual a península Ibérica se encontrava sobre o domínio mouro. É um prato de referência na culinária Alentejana, havendo muitas variações. Prato constante da gastronomia alentejana, era no entanto considerado "prato pobre" pelos seus ingredientes e , por muitas vezes ser utlizado para colmatar a fome das famílias mais pobres.
Tem os seguintes ingredientes: coentros, pão alentejano duro, sal, pimenta, azeite e água.
-
Sopa de cação
O paladar do peixeAssim como a açorda, esta sopa tem uma origem árabe e consta-se que era uma sopa que antigamente era comida pelas classes mais baixas, visto que o cação era um peixe que podia ter um cheiro ou sabor forte.
Tem os seguintes ingredientes: vinagre, farinha de trigo, coentros, azeite,louro, água, alho, pão alentejano, sal e cação.
-
Carne de porco à alentejana
O sabor do AlentejoUma verdadeira delícia onde se consegue a mistura de um molusco e de um animal numa combinação harmoniosa de sabores. Como noutras iguarias, este é um prato baseado numa lenda com base nas invasões muçulmanas. Sobre a história e origem da Carne de Porco à Alentejana, muito se diz, conta e especula.
Tem os seguintes ingredientes: batatas, carne de porco, amêijoas, pickles, alho, vinho branco, azeite, massa de pimentão, coentros, e azeitonas.
-
Ensopado de borrego
A tradição na gastronomiaEnsopado de borrego é um prato tradicional encontrado por todo Alentejo.É feito com borrego estofado, batatas cozidas e é servido sobre fatias de pão.Há pequenas variações da receita e toques pessoais.
Tem como ingredientes, borrego, vinho branco, azeite, alho, louro, banha de porco, pimenta, sal, e pão alentejano com 2 ou 3 dias. Alguns cozinheiros utilizam pão frito e por vezes acrescenta-se hortelã, por exemplo.
-
Porco Preto Alentejano
O sabor da carneO porco preto Alentejano tem uma cor escura, preta, e sem pelo. E o que o distingue é a sua alimentação, pois é feita à base de bolota e vive livremente. Sendo uma carne de grande qualidade e deliciosa, muitos pratos típicos alentejanos tem como base o porco preto. Os pratos mais apreciados e específicos do Alentejo são secretos de porco preto, plumas de porco preto, bochechas de porco preto, lagartos de porco preto, entre outros.
A receita tem os ingrediente: secretos de porco preto, Sal e pimenta preta, louro, pimentão doce e sumo de limão
-
Polvo
A versatabilidade à mesaAlém de peixe, a Costa Vicentina é também dos melhores sítios para comer polvo em Portugal. Esta zona costeira tem uma forte tradição de apanha/pesca de polvo. Antigamente a apanha era feita nos covos ou “peixeiro” que se colocavam nos pequenos portos.
Tem os seguintes ingredientes: polvo, vinho branco, cebolas, louro, batatas aperitivos, alhos, azeitonas pretas, azeite de oliva, sal e colorau.
-
Migas de bacalhau
O sabor do peixe à mesaReceita típica do alentejo, cujos ingredientes são, o pão, o bacalhau e as ervas aromáticas. As migas sendo um prato tradicional no Alentejo permitem uma diversificação de sabores consoante o ingrediente adicionado.
Tem os seguinttes ingredientes: bacalhau, pão alentejano, toucinho, alho, azeite, azeitonas pretas, coentros, sal e pimenta.
-
Massada de peixe à alentejana
O prato para toda a famíliaÉ um prato típico do litoral alentejano. Pode ser confecionado com qualquer tipo de peixe branco sendo É muito fácil e rápido de elaborar e pode ser feito com qualquer tipo de peixe branco, embora sejam recomendados o tamboril, a garoupa e a pescada.
Tem os seguintes ingredientes: peixe à escolha, água, cebola, tomate, alho, alho francês, cenoura, massa, louro, sal e azeite.
-
Folar alentejano
Folar da Páscoa do AlentejoO folar alentejano é uma visão tradicional nas mesas de páscoa com os melhores produtos portugueses. A visão deste folar desperta em nós memórias de Páscoas passadas e ajuda a criar novas memórias felizes em torno da mesa pascoal.
Tem os seguintes ingredientes: água, fermento padeiro, leite, natas frescas, açúcar, manteiga, farinha e ovos cozidos.
-
Sericaia
O paladar da doçaria conventualImplementado pelas freiras dos conventos de Elvas e de Vila Viçosa, há quem diga que a sericaia é oriunda da Índia e outros que vem do Brasil onde o doce é decorado com as famosas ameixas da região, o toque da canela e a textura fofa fazem deste doce uma verdadeira delícia.
Tem os seguintes ingredientes: limão, leite, pau de canela, sal, ovos, farinha de trigo, açúcar e canela em pó.
-
Filhoses alentejanas
A doçaria tradicionalToda a tradição do Alentejo numa receita com muitas gerações, passada de mães para filhas. O sabor mais genuíno e tradicional na mesa de Natal do Alentejo. Trata-se de uma receita muito antiga, passada de geração em geração e que chega aos dias de hoje com todo o sabor de antigamente.
Tem os seguintes ingredientes: farinha de trigo, laranjas, ovos, aguardente, banha, sopa de azeite previamente aquecido com uma côdea de pão para lhe retirar a acidez, óleo e sal
Região
Vinícola
O Alentejo é uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal. Provar os vinhos da região é embarcar numa viagem pelos seus sabores e aromas. A região foi demarcada em 1988 e está dividida em oito sub-regiões: Reguengos, Borba, Redondo, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja, Portalegre e Moura. As variedades brancas mais importantes da região são o Antão Vaz e Arinto. Em relação às variedades vermelhas, destaca-se a importância de Trincadeira, Aragonez, Castelão e Alicante Bouschet (variedade francesa). Os vinhos brancos DOC alentejanos são geralmente suaves, levemente ácidos e com aromas de frutas tropicais. Os tintos são encorpados, ricos em taninos e com aromas de frutos silvestres e vermelhos.
Rotas
do Alentejo
As origens do pão alentejano remontam aos tempos dos romanos, que intensificaram a panificação na Península Ibérica. Com os árabes a ocupar Portugal, a cultura alimentar muçulmana passou a fazer parte da gastronomia alentejana, influenciando fortemente a gastronomia da região.
Um dos percursos da rota do pão começa na cidade de Beja, indo até à freguesia de Salvada, num percurso de 12 Kms.
O azeite está profundamente enraizado na gastronomia do Alentejo. As variedades de azeitona que predominam no Alentejo são: Cobrançosa, Cordovil, Galega e Verdeal, dando origem a um azeite de baixa acidez, com grande qualidade. Moura, onde é possível visitar o Museu do Azeite, faz, juntamente com outras regiões do Alentejo, parte da rota do azeite no Alentejo.
Locais
da Região
O Alentejo é a maior região de Portugal ocupando um terço do território português. Em termos de clima apresenta o contraste entre um inverno frio e rigoroso e um verão com temperaturas tórrida. É uma região essencialmente agrícola com propriedades com grandes extensões que atingem os muitos hectares. É uma região grande produtora de trigo e o maior produtor mundial de cortiça. Os centros históricos das vilas e cidades são de cariz medieval, sendo visível os vestígios das presenças romanas e árabes. As casas são maioritariamente caiadas de branco com soleiras azul ou amarela à volta de janelas e portas. O Alentejo é dividido basicamente em Baixo e Alto Alentejo, cujas capitais de distrito são respetivamente Beja e Évora, estando o Alentejo litoral associado ao Parque do Sudoeste Alentejano.

Alcácer do Sal
Alentejo LitoralTem como pontos de interesse o Cais Palafítico do Porto da Carrasqueira, a Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal, as Casas de Santa Susana, as Cabanas de Colmo da Carrasqueira, o Santuário do Senhor dos Mártires, o Fontanário do Chafariz, a Estação Arqueológica do Senhor dos Mártires, os Galeões do Sal, a Villa Romana de Santa Catarina dos Sitimos, o Monte da Tumba, o Sítio Arqueológico de Abul e, os Fornos Romanos da Herdade do Pinheiro.

Arraiolos
Alentejo CentralA vila tem como pontos turísticos de interesse o Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos, o Monte da Ravasqueira, o Castelo de Arraiolos, o Centro da Cidade, a Igreja da Misericórdia, a Fonte dos Almovreves, o Templo Romano de Santana do Campo, o Convento dos Lóios, o Pelourinho de Arraiolos, a Igreja Matriz de Arraiolos, a Herdade da Amendoeira e a Casa da Sempre Noiva.

Castro Verde
Baixo AlentejoA vila tem como pontos de interesse o Centro de Educação Ambiental Vale Gonçalinho, a Ermida de Nossa Senhora de Aracelis, o Museu da Ruralidade, a Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição, o Moinho de Vento, o Museu da Lucerna, o Núcleo dos Aivados - Aldeia Comunitária e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Estremoz
Alentejo CentralA vila tem como pontos de interesse a visita guida e prova de vinhos a João Portugal Ramos Vinhos, o Castelo da Rainha Santa Isabel, a visita a Tiago Cabaco Vinhos, Enoturismo na Herdade das Servas, o Museu Berardo, o Centro Ciência Viva, a Quinta Dona Maria, a Porta de Santo António, o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, a Adega do Monte Branco, a Quinta do Carmo e a Igreja Matriz de Santa Maria.

Grândola
Alentejo LitoralOs pontos de interesse turístico em Grândola são a Mama Adama Alpaca´s Farm, a Ermida de Nossa Senhora da Penha de França, a Cultura saiu à Rua num Dia Assim, a Barragem do Pedo da Moura, a Necrópole de cistas das Casas Velhas, o Sítio Arqueológico romano do Cerrado do Castelo, a Capela de Nossa Senhora de Tróia, o Memorial ao 25 de Abril, o Monumento Megalítico da Pata do Cavalo, a Igreja Matriz de Grândola, a Igreja de São Pedro e o Monumento Megalítico do Lousal, a Olaria de Melides, o Dólmen da Pedra Branca, as Ruínas da Igreja de São Mamede do Sádão, o Chafariz de Santa Margarida da Serra, a Estátua ao Dr. Jacinto Nunes, a Escultura a José Afonso, a Escultura aos Poetas Populares e o Monumento à Liberdade.

Mértola
Baixo AlentejoA 54 kms a sul de Beja, é uma vila com forte presença árabe. Tem vários pontos de interesse como a Casa de Chá, a Casa dos Azulejos, o Castelo de Mértola, a Torre do Relógio, o Núcleo Museológico de Arte Islámica e Núcleo Museológico da Oficina de Tecelagem.

Moura
Baixo AlentejoAs pincipais atrações de Moura são a Barragem do Alqueva, o Lagar de Varas do Fojo, o Castelo de Moura, a Igreja Matriz de Safara, o Museu Alberto Gordillo, o Jardim Doutor Santiago, o Jardim das Oliveiras, a Igreja Matriz de São João Baptista de Moura, Torre do Relógio, a Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, o Núcleo de Armaria da Torre de Menagem, o Museu de Arte Sacra de Moura, a Casa Cavalheiro, o Edifício dos Quartéis de Moura, a Igreja Matriz de Amareleja, a Fonte das Três Bicas, a Torre de Salúquia, o Poço Árabe de Moura, o Convento do Carmo, a Casa das Nunes, a Galeria Dolménica e Anta na Herdade da Negrita, a Igreja de Santo Agostinho, o Castro dos Ratinhos, o Castro da Azougada, a Capela de Santa Ana, a Igreja Paroquial de Sobral da Adiça, o Break, a Igreja do Espírito Santo, a Igreja da Póvoa de São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora da Estrela.

Odemira
Alentejo LitoralA vila de Odemita tem os seguintes pontos de interesse: Farol do Cabo Sardão, Ponte sobre o Rio Mira, Ponte D. Maria, POnte Pedonal de Odemira, Necrópole do Pardieiro, Moinho da Longueira, Marcos da Barca de Odemira, Moinho de Vento de Odemira,

Serpa
Baixo AlentejoA vila tem os seguintes pontos de atração turística: Aqueduto de Serpa, Castelo de Serpa, Museu do Relágio, Muralhas de Serpa, Monte das Louzeiras, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Museu Etnográfico de Serpa, Igreja de Santa Maria, Núcleo Intramuros da Vila de Serpa, Igreja Paroquial de Santa Iria, Torre do Relágio,

Sines
Alentejo LitoralSines tem os seguintes pontos de interesse: Praia de São Torpes, Monumento do Vasco da Gama, Praia Vasco da Gama, Museu de Sines, Arts Centre Sines, Estátua do Bombeiro, Capela de Nossa Senhora das Salvas, Centro Cultural Emmerico Nunes, Centro Histórico de Sines, Praia da Costa Norte e Igreja de São Salvador.

Aljustrel
Baixo AlentejoTem os seguintes pontos de atração turística: Minas de Aljustrel, Igreja de Nossa Senhora do Castelo, Museu Municipal de Aljustrel, Pelourinho de Messejana, Ermida de Nossa Senhora da Assunção de Messejana, Castelo de Aljustrel, Núcleo Rural de Ervidel, Valinhos Sanctuary, Castelo de Messejana, Cerro da Mangacha, Povoado da Mesa do Castelinho, Igreja da Misericórdia de Messejana,

Viana do Alentejo
Alentejo CentralTem os seguintes pontos de interesse: Santuário se Nossa Senhora de Aires, Fonte da Cruz, Praça da República, Fonte da Renascença, Fonte do Convento, Fonte do Paço, Capela do Cruzeiro, Oratório do Calvário, Chafariz do Rossio das Hortas, Ermida de São Vicente e o Pelourinho de Viana do Alentejo.

Castelo de Vide
Alto AlentejoTem os seguintes pontos de interesse: Castelo de Castelo de Vide, Judiaria de Castelo de Vide, Centro da Cidade, Igreja de Nossa Senhora da Penha, Fonte da Vila, Sinagoga de Castelo de Vide, Muralhas de Castelo de Vide, Igreja de Santa Maria da Devesa, Portas Ogivais Medieivais, Menir da Meada, Monumentos de Homenagem a Salgueiro Maia, Edifício Paços do Conçelho, Fonte do Montorinho, Casa Amarela, Pelourinho de Castelo de Vide, Anta da Melriça, Casa Antiga da Praça D. Pedro V, Fonte do Ourives, Fonte dos Besteiros, Fonte da Mealhada, Casa do Arçário, Forte de S. Roque, Fonte do Martinho, Fonte da Sra. da Penha, Fonte de S. Tiago, Fonte do Pêro Boi, Fonte SantAna, Anta dos Pombais, Fonte Pedra do Alentejo, Anta da Nave do Grou, Largo da Senhora da Alegria, Casa de Mouzinho da Silveira, Casa do Prior, Casa de Matos, Anta das Tapadas de Pedro Álvaro.

Évora
Alentejo CentralÉvora é uma cidade rica em pontos de interesse turísticos: Capela dos Ossos, Praça do Giraldo, Muralhas de Évora, Menir do Monte dos Almendres, Arcadas Medieivais de Évora, ANta grande do Zambujeiro, Jardim das Casas Pintadas, Palácio de Dom Manuel, Miradouro do Alto de São Bento, Praça Conde Vila Flor, Convento de Santa Maria Scala Coeli, Casa Soure, Páteo de São Miguel, Rua 5 de Outubro, Ruínas Fingidas, Praça do Sertório, Arco romano de Dona Isabel, Ermida de São Brás, Cordovil House Gallery, Cromeleque da Portela de Mogos, Convento do Salvador do Mundo, Casa Garcia de Resende, Sociedade Harmonia Eborense, Convento e Forte de Santo António da Piedade, Torre das Cinco Quinas, Porta da Lagoa, Judiaria de Évora, Convento de Santa Clara, Porta de Avis e o Convento de São Bento de Castris.

Elvas
Alto AlentejoA cidade de Elvas tem os seguintes pontos de interesse turístico: Forte de Nossa Senhora da Graça, Aqueduto da Amoreira, Muralhas seiscentistas, Pelourinho de Elvas, Capela Nossa Senhora da Conceição, Arco de Santa Clara, Portas de Olivença, Passos da Via Sacra, Portas de São Vicente, Convento de São Paulo, Quartel Trem e os Moinhos de Água.

Portalegre
Alto AlentejoA cidade de Portalegre apresenta os seguintes pontos de interesse: Palácio Achaioli, Seminário do Imaculado Coração de Maria, Convento de Santa Clara, Palácio Barahona, Palácio Amarelo, Capela do Calvário, Janelas da Casa da Rua de Azevedo Coutinho, Construções setecentistas e chafariz do Largo 28 de Janeiro, Lápide do Município, Prédio nº 7 na Rua 5 de Outubro,

Cuba
Baixo AlentejoA vila de Cuba tem os seguintes pontos de atração: ecoPalacete Palma Borralho Relógio, Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas, Torre do Relógio de Vila Alva, Barragem romana de Nossa Senhora da Represa, Casa do escritor Fialho de Almeida, Quinta de São Pedro e Igreja Matriz de Vila de Alva.

Alvito
Baixo AlentejoA vila de Alvito tem os seguintes pontos de interesse turístico: Castelo de Alvito, Ermida de São Sebastião, Solar de Água de Peixes, Casa de António Pedro Goís e a Capela de São Bartolomeu .

Serpa
Baixo AlentejoA vila de tem os seguintes pontos de interesse turístico: Aqueduto de Serpa, Muralhas de Serpa e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

Vidigueira
Baixo AlentejoA vila da Vidigueira tem os seguintes pontos de interesse turístico: Adega Museu Cella Vinaria Antiqua, Centro de ARte Quetzal, Casa de Fialho de Almeida, Torre de Menagem do Castelo da Vidigueira, Torre do Relógio, Igreja Matriz de Selmes, Igreja da Misericórdia, Ermida de Santa Clara, Dólmenes na Herdade de Corte Serrão, Casa do Povo, Casa do Conselheiro Justino Matoso, Sociedade Recreativa União Vilafradense e a Escultura de Homenagem aos Homens e Mulheres do Vinho de Talha .

Mora
Alentejo CentralA vila de Mora tem os seguintes pontos de interesse turístico: A torre do Relógio, O antigo teatro da vila de Cabeção, Casa de Cultura de Mora, Torrinha do Castelo e o Fluviário de Mora.

Marvão
Alto AlentejoA vila de Marvão tem os seguintes pontos de interesse turístico: Aglomerado urbano intra muros, Ponte quinhentista de Marvão, Praia fluvial do rio Sever, Cidade romana de Amnaia, Melara Picado Nunes - Lagar Museu, Museu de Marvão, Portas de Ródão, Torre da Portagem, Convento Nª. Sr.ª da Estrela, Casa Cultura de Marvão, Jardim de Marvão e a Igreja de Santa Maria.

Ourique
Baixo AlentejoOurique tem os seguintes pontos de interesse turísticos: Castro da Cola, Miradouro Ramiro Sobral, Castelo de Ourique, Necrópole da Atalaia, Necrópole da Vaga da Cascalheira, Cerro do Castelo, Tholos da Nora Velha, Equus Ourique e Naif´s World, .

Almodóvar
Alentejo LitoralA vila de Almodóvar tem os seguintes pontos de interesse turístico: Museu da Escrita do Sudoeste, Museu Severo Portela, Ermida de Santo Amaro, Museu Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, Ponte da Ribeira de Cobres, Igreja do Rosário, Convento e Capela de São Francisco, Capela de Santo António, Igreja de Santa Cruz, Edifícios Arquiteturais em Almodóvar.

Fronteira
Alto AlentejoA vila de tem os seguintes pontos de interesse turístico: Pelourinho de Fronteira, Torre do Relógio, Capela do Arco dos Santos eo Terreiro da Batalha dos Atoleiros.

Crato
Alto AlentejoA vila de tem os seguintes pontos de interesse turístico: Anta da Aldeia da Mata, Casa Museu Padre Belo, Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Varanda do Grão Prior, Convento e Igreja de Santo António, Cruzeiro de Santo António, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Fonte de Alter, Anta do Crato, Museu Municipal do Crato, Capela de Santo António de Aldeia da Mata e a Fonte da Bica e .

Nisa
Alto AlentejoA vila de Nisa tem os seguintes pontos de interesse turístico: Porta de Montalvão, Ponte Romana de Nisa, Cruzeiro de Alpalhão e a Igreja da Misericórdia de Montalvão.

Campo Maior
Alto AlentejoA vila de Campo Maior tem os seguintes pontos de interesse turístico: Centro de Ciência do Café, Adega Mayor, Museu Aberto, Capela dos Ossos, Lagar Museu do Palácio Visconde d`Olivã, Igreja Matriz de Campo Maior, Castelo de Campo Maior, Castelo de Ouguela, Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, Pelourinho de Campo Maior, Ponte de Nossa Senhora de Enxara e a Igreja de São João Baptista.

Avis
Alto AlentejoA vila de Avis tem os seguintes pontos de interesse turístico: Castelo de Avis, Conjunto da Barragem do Maranhão, Igreja do Convento de S. Bento de Avis, Conjunto do Antigo Convento da Ordem de Avis, Ponte de Everdal, Museu Rural da Fundação Abreu Callado, Museu do Campo Alentejano, Anta da Herdade da Ordem, Lápide da Igreja de Nossa Senhora de Entre - Águas, Pelourinho de Avis, Edifício sito na Rua António José de Almeida, Casa dos Braga, nº 47, Igreja Matriz de Ervedal, Casa dos Castros, Paços dos Concelhos Medievais, Cantina Escolar Primária, Colégio Velho e o Além Tejo Eco Boat Tours .

Vila de Frades
Baixo AlentejoVila de Frades tem os seguintes pontos de interesse turístico: Adega Museu Cella Vinaria Antiqua, Gerações da Talha, Casa de Fialho de Almeida, Ermida de Santo António, Igreja Matriz de Vila de Frades, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Palacete do Mestre Conceição Silva, Mercado Municipal de Vila de Frades, Capela de São Brás, Torre do Relógio, Igreja da Misericórdia, Acv - Vinhos de Talha, Estátua de Fialho de Almeida, Centro de Leitura de Fialho de ALmeida, Adega, Convento de Nossa Senhora da Assunção, Casa do Povo, Casa do Conselheiro Justino Matosos, Sociedade Recreativa União Vilafradense, Antigos Paços do Concelho e Escultura de Homenagem aos Homens e Mulheres do Vinho de Talha.

Alandroal
Alentejo CentralA vila de Alandroal tem os seguintes pontos de interesse turístico: Rocha da Mina, Pedra Alçada, Hermitage de Nossa Senhora da Consolação, Pelourinho de Terena, Fonte das Bicas, Pelourinho de Alandroal.

Vila Viçosa
Alto AlentejoA vila de Vila Viçosa tem os seguintes pontos de interesse turístico: COnvento das Chagas, Ateleir Cristina Claro, Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Estátua Equestre de D. João IV, Fonte da Praça da República, Pelourinha de Vila Viçosa, Convento de Santo Agostinho, Estátua de Bento de Jesus Caraça, Porta da Tapada, Busto de Publia Hortensia de Castro, Tapada Real, Experience Quarry Marble, Escultura de Homenagem ao Doutor Couto Jardim, Câmara Municipal de Vila Viçosa, Busto de Henrique Pousão, Casa de Fresco do SOlar dos Sanches de Baena e o Cruzeiro de Vila Viçosa.

Gavião
Alto AlentejoGavião tem os seguintes pontos de interesse turístico: Praia Fluvial do Alamal, Parque das Merendas da Ribeira da Venda, Igreja Matriz de Gavião, Ponte Antiga de Pedra sobre a Ribeira da Venda, Pelourinho de Gavião, Casa da Torre, Capela da Nossa Senhora dos Remédios, Igreja Matriz de Vale de Gaviões, Cruzeiro de Gavião, Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Capela de Nossa Senhora das Necessidades, Caminho da Fonte Velha, Capela do Calvário, Capela da Misericórdia e o Coreto de Gavião, Busto de José Xavier Mousinho da Silveira.

Mourão
Alentejo CentralMourão apresenta as seguintes atrações turísticas: Praia Fluvial de Mourão, Museu da Luz, Igreja de São Francisco, Castelo de Mourão, Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz da Granja, Chaminés Mouriscas, Parque das Merendas, Jardim da Praça Pública, Castelo da Lousa, Artesanato em Madeira, .

Ponte de Sôr
Alto AlentejoPonte de Sôr apresenta as seguintes atrações turísticas: Ponte Pedonal de Ponte de Sôr, Ponte sobre a Ribeira de Sôr, Ponte sobre a Ribeira do Andreu, Centro de Artes e Cultura e a Capela de Santa Casa da Misericórdia de Galveias.

Barrancos
Baixo AlentejoBarrancos apresenta as seguintes atrações turísticas: Castelo de Noudar, Moinho da Pipa e a Torre do Relógio.

Arronches
Alto AlentejoArronches apresenta as seguintes atrações turísticas: Pinturas Rupestres de Vale de Junco, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Arronches, Igreja de Nossa Senhora da Luz, Pr1 Arr Esperança Trail, Abrigo Pinho Monteiro, Fortaleza de Arronches e a Anta do Fragoso.

Alter do Chão
Alto AlentejoALter do Chão apresenta as seguintes atrações turísticas: Caudelaria de ALter, Falcoaria, Castelo de Alter do Chão, Museu Municipal de Alter do Chão, Chafariz da Praça da República, Castelo de Alter Pedroso, Casa e Jardim de Álamo, Castelo da Seda, Ruínas Romanas Ferragial d´El Rei, Igreja Paroquial de ALter Pedroso, Necrópole Tardo Antiga de ALter do Chão, Villa Romana da Quinta do Pião, Ponte dos Mendes, Pelourinho de Alter do Chão, Ermida de Santo António dos Olivais, Caudelaria Monte Barrão e Landscape Walks.

Redondo
Alentejo CentralO Redondo apresenta as seguintes atrações turísticas: Convento de São Paulo, Enoteca, Anta da Herdade da Candeeira, Torre de Menagem, Hermitage of São Pedro, Monte da Paljeta e Ermida de São Barnabe, Pelourinho de Redondo.

Portel
Alentejo CentralPortel apresenta as seguintes atrações turísticas: Capela de Santo António, Ermida de São Farausto, Capela de São Romão, Antas da Herdade do Freixo, Torre de Val Boim.

Sousel
Alto AlentejoSousel apresenta as seguintes atrações turísticas:Torre de Camões, Pelourinho de Sousel, Fornos de Cal, Poço Largo, Igreja de Nossa Senhora da Orada, Igreja de Nossa Senhora da Orada, Povoado de São Bartolomeu, Igreja do Convento de Santo António, Herdade da Madalena.

Montemor
Alentejo CentralMontemor apresenta as seguintes atrações turísticas: Anta Capela de Nossa Senhora do Livramento, Convento de S. Francisco, Menires da Pedra Longa, Convento de Nossa Senhora da Saudação, Lápide do Chafariz de Montemor o Novo, Lagar de Cima, Igreja e Antigo Convento de São Domingos, Lápide na parede fronteira à Casa da Câmaraq.

Vendas Novas
Alentejo CentralVendas apresenta as seguintes atrações turísticas: Palácio Real de D. João V, Palácio das Passagens, Herdade da Ajuda, Necrópole da Relva de Baixo Romano, Monte Velho do Outeiro de Santo António, 60 Time Out, Capela de São Gonçalo, Palácio do Vidigal, Igreja Nossa Senhora da Nazaré, Jardim Público de Vendas Novas, Antigo Moinho de Vendas Novas, Monte Selvagem, Museu da Escola Prática de Artilharia, Chafariz Real, Capela Real do Palácio das Passagens.

Borba
Alentejo CentralBorba apresenta as seguintes atrações turísticas: Igreja de S.Bartolomeu, Adega de Borba, Fonte das Bicas, Passos do Senhor, Ermida de São Gregório, Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, Forno Comunitário, Monumento aos Trabalhadores dos Mármores, Igreja de Nossa Senhora das Neves do Sobral, Padrão de Montes Claros, Castelo de Borba, Palácio da Família Alvarez, Palacete do Largo dos Combatentes da Grande Guerra, Ermida de Nossa Senhora da Vitória, Palácio Silveira Meneses, Convento de Nossa Senhora da Luz, Monumento às Ceifeiras, Igreja de Nossa Senhora da Orada, Convento de Nossa Senhora da Luz dos Montes Claros, Quinta do General, Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque, Monumento aos Dadores de Sangue,

Ferreira do Alentejo
Baixo AlentejoFerreira do Alentejo apresenta as seguintes atrações turísticas: Capela do Calvário, Feira Nacional da Àgua e do Regadio, Feira do Melão, Jardim Público de Ferreira do Alentejo, Barragem de Odivela, Praia Fluvial da Albufeira de Odivelas, Ponte Romana de Alfundão.

Santiago do Cacém
Alentejo LitoralSantiago do Cacém apresenta as seguintes atrações turísticas: Moinho de Vento da Quintinha, Miróbriga, Palácio e Tapda dos Condes de Avillez, Pelourinho de Santiago do Cacém, Palácio da Carreira, Casa Lobo de Vasconcelos, Capela de São Pedro, Ermida, Casa de Romeiros, e Fonte de Nossa Senhora da Graça, Capela de São Brás, Casa e Portal da Colegiada, Chafariz de Nossa Senhora do Monte, Pelourinho de Alvalade.

Monforte
Alto AlentejoMonforte apresenta as seguintes atrações turísticas: Ponte romana sobre a Ribeira de Monforte, Castelo de Monforte, Necrópole Megalítica da Rabuje, Igreja da Madalena, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Anta da Serrinha, Castelo de Assumar, Anta da Carrajola, Anta da Gafa, Anta da Quinta de Santo António, Anta do Vale de Romeiras, Anta dos Bósios, Antas da Meada e a Anta do Peral.

Reguengos de Monsaraz
Alto AlentejoReguengos de Monsaraz apresenta as seguintes atrações turísticas: Torre do Esporão, Igreja Santo António, Capela Nossa Senhora dos Remédios, Núcleo de seis menires na Herdade dos Perdigões, Castelo de Vidigueiras, Castelo Velho de Degebe, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Atalia de São Gens, Monte da Herdade do Barrocal, Blocode granito insculturado da Herdade dos Perdigões, Menir de Santa Margarida, Menir da Herdade da Ribeira, Anta da Herdade dos Cebolinhos, Menir da Herdade das Vidigueiras.
Tradições
& Cultura
As tradições do Alentejo são o reflexo do quotidiano, da cultura e dos hábitos do seu povo.

Olaria de Nisa
NisaA Olaria de Nisa, nasceu da necessidade de manter a água fresca. No fabrico desta arte fazem parte três espécies de barro: o branco, o preto e o vermelho, todas provindas do concelho de Nisa, excetuando o barro vermelho que vem de Arronches. Tem um processo de fabrio complexo sendo composto por quatro fases: preparação do barro, modelagem, decoração e cozedura.

Chocalhos de Alcáçovas
AlcáçovasPendurado ao pescoço dos animais, utilizado pelos pastores como forma de localização e controlo dos seus rebanhos, o chocalho é um instrumento de percussão idiofone, que tem no seu interior um único badalo. A localidade de Alcáçovas é o principal centro de fabrico de chocalhos, sendo considerado em 2015, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Cante Alentejano
Reguengos de MonsarazO cante alentejano é uma expressão musical típica do Alentejo. É cantado em coro, por grupos de homens e mulheres, sem recurso a instrumentos musicais. É considerado património cultural de Portugal, tendo sido reconhecido no ano de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Vinho da Talha
Alvito, Cuba e VidigueiraO vinho de talha, proveniente do Alvito, Cuba e Vidigueira, tem como base de fabrico as talhas. que são grandes vasos de barro onde o vinho fermenta e, que podem conter até mil litros de vinho sendo feito da mesma forma que há muitos anos. O vinho de talha aguarda a nomeação para Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Tapetes de Arraiolos
AraiolosO fabrico do tapete de arraiolos data de um período anterior ao Séc. XV. Combina um processo de connfeção artesanal com uma matriz artística que, constitui uma relevante expressão das artes decorativas portuguesas.

Bonecos de Estremoz
EstremozO fabrico das figuras de barro que, faz parte da identidade é uma arte com mais de três séculos e que faz parte da identidade cultural de Estremoz. Amaioria das figuras retrata elementos naturais, atividades, eventos, costumes e tradições da região. Foi considerado em 2017, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Festas do Povo
Campo MaiorAs Festas do Povo de Campo Maior que se realizam ciclicamente, quando o povo de Campo Maior assim o entende, consistem na decoração das ruas de Campo Maior com flores de papel e outros objetos em cartão e papel que, são manufaturas pelos habitantes da vila alentejana.Foram consideradas em 2021, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Capote Alentejano
AlentejoUsada tradicionalmente pelos pastores, esta proteção contra o frio, tem-se preservado ao longo dos tempos, e é utlizada em qualquer ocasião.

Viola Campaniça
Baixo AlentejoA viola campaniça é a maior das violas portuguesas. Possui 5 ordens de cordas, tocada de dedilhado apenas com o polegar, sendo que as cordas mais graves são geralmente tocadas soltas. Adaptada à exposição da melodia das modas e cantigas alentejanas pode possuir dois tipos de afinação.
Fauna
& Flora
O Alentejo é uma região muito rica em espécies relativas à Fauna e à Flora.

Poupa
Família das UpupidaeEsta ave, apresenta como característica peculiar, uma crista de penas pretas, que quando se levanta parece um leque.

Abelharuca
Família MeropidaeAve de pequeno porte, como bico comprido levemente curvado na lateral e plumagens colorida mas essencialmente verde..

Caimão
Família RallidaeDistingue-se pela plumagem azul e pelo bico e patas vermelhas. Tem como característica, as penas brancas infracaudais, que se tornam visíveis quando levanta a cauda.

Cegonha Branca
Família CiconiidaeAve de grande porte, a plumagem é maioritariamente branca com preto nas plumas. Têm longas patas vermelhas e bico compridos avermelhados..

Cegonha Preta
Família CiconiidaeTal como a ceegonha branca, é uma ave de grande porte que apresenta as patas compridas vermelhas, assim como um bico estreito e comprido. Apresentas as plumas maioritariamente negras..

Tartaruga d`Àgua
Família TestudinidaeAs Festas do Povo de Campo Maior que se realizam ciclicamente, quando o povo de Campo Maior assim o entende, consistem na decoração das ruas de Campo Maior com flores de papel e outros objetos em cartão e papel que, são manufaturas pelos habitantes da vila alentejana.Foram consideradas em 2021, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Rafeiro Alentejano
Família CanidaeUtilizado como guardador de rebanhos bovinod é uma das maiores raças cães portugueses.

Guarda Rios
Família AlcedinidaeAves de pequeno porte, plumagem colorida, devem o seu nome ao seu tipo de alimentação.
Atividades
na Região
São várias as atividades de lazer e, desportivas que se podem desfrutar e realizar na região. Desde as mais conhecidas como: Évora With Love Passeios a pé; passeio a pé pelos contos e lendas de Évora; pesca desportiva; passeios a cavalo na praia entre muitas outras opções possíveis de desfrutar no Alentejo.

Barco
AlquevaPasseios de barco

Skydive
ÉvoraSaltos em paraquedas

Termas
ÉvoraBanhos em termas romanas

Balão
MonsarazPasseios de balão

Offroad
AlentejoTours de mota

Corktrekking
Serra D’OssaPasseios de jipe
Localização
da Região
O Alentejo em Portugal fica no sul do país,entre o rio Tejo e o Algarve. É uma das sete regiões de Portugal, constituída por cinco sub-regiões e 58 municípios, que se dividem em 299 freguesias. Limita a norte com a região do Centro, a nordeste com a região espanhola da Estremadura, a sudeste com a região espanhola da Andaluzia, a sul com o Algarve, a oeste com o Oceano Atlântico e a noroeste com a Área Metropolitana de Lisboa.Fica a menos de 100 quilômetros da capital, Lisboa. É a maior região portuguesa, cobrindo cerca de um terço do país, com aproximadamente 27 mil km². A região está dividida em duas partes: o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo. As capitais de distrito situam-se nas cidades de Beja, Évora e Portalegre.